terça-feira, 7 de dezembro de 2010

David Fonseca

“Um português tem é que cantar em PORTUGUÊS!” – é o que por vezes se ouve dizer, não sei bem porquê. Será uma questão de nacionalismo? Há que ser fiel a esta nossa pátria e sua Língua? Não sei e, felizmente, não será questão profundamente discutida neste soalho.
Ainda assim, solto a minha opinião – pois não me importa se a nacionalidade do cantor está em consonância com a língua que usa para cantar.

Se um Português opta por cantar em Inglês, exigo apenas que o faça bem – não me refiro apenas à qualidade musical [disso, percebo pouco], mas também ao bom uso da Língua Inglesa. Caso contrário, surgem coisas como Squeeze Theeze Pleeze, que magoam os ouvidos e dão razão ao comentário inicial...



David Fonseca, a par da sua criatividade – que explode tal qual fogo de artifício – tem a felicidade de saber usar a Língua Inglesa de forma menos simplória e aportuguesada – e, inicialmente, foi assim que me cativou, desde os tempos de Silence 4.
Confesso não ter sido fã de Silence 4 – as canções soavam bem e até houve uma ou outra fase em que cantarolava My Friends até acertar a letra. Mas a voz de Sofia Lisboa causava estragos nestas tábuas...



Felizmente, este cantor optou pelo trabalho a solo [que, na verdade, nunca o é – afinal de contas, todo o trabalho de qualquer cantor a solo é resultado de um esforço de equipa, cujos nomes não cabem em capa de CD]. Tenho vindo a comprar os seus álbuns [porque quando se gosta, compra-se!] e o arrependimento nunca surgiu.

Sing Me Something New, em 2003, foi a minha companhia em época de exames – as minhas companheiras na residência estudantil que o comprovem – ora alimentava a adrenalina do estudo, a frustração de não perceber nada, a angústia de não ter corrido bem, o alívio de ter terminado. Enfim, o soalho em Coimbra sentiu, semanas a fio, os sons de David Fonseca.

A partir daí, criou-se o gosto pelas criações deste artista e a expectativa do que mais virá! Ainda que, pessoalmente, nem sempre surpreenda e, por vezes, deixe pairar a ideia de que já se ouviu isto algures noutro momentoDavid Fonseca é alvo de elogio – pela sua criatividade, pela variedade de trabalhos que apresenta – não apenas no universo da música – e, mais que isso, pela agradável companhia que os seus sons revelam ser.

Hoje, fico-me pelo apelo àqueles que não ouvem David Fonseca , "porque o moço só canta em Inglês" [o que não é de todo verdade]:
parem lá um um minutinho para ouvir:


2 comentários:

Anónimo disse...

também gosto muito do David Fonseca!!! Depois tenho um segredo para te contar sobre os silence4!:)

Anónimo disse...

ok!!!eu conto...então é assim... o tó, baterista dos silence 4 foi meu colega de faculdade... andámos no teatro together e tudo, mas ele andou mt pouco tempo... e houve um dia que, no bar, ele pediu-me que desse uma vista de olhos às letras, para ver se tinham algum erro...pouco tempo depois eram famosos... pronto...hehehehe.um segredo e pêras hehehehe

Olha, passa no meu blog e dá-me a tua opinião sobre um poema que escrevi... pode ser?
bj