sábado, 27 de novembro de 2010

Feel So Low

Há dias em que o soalho vai a baixo – surge um peso que pisa as tábuas sem se descalçar e magoa a madeira. Nesses dias, o soalho lamenta-se com a ajuda de Porcupine Tree e os sons em Feel So Low.

Foi esta canção que me deu a conhecer Porcupine Tree, há três anos apenas... [ainda bem que nunca é tarde para ouvir canções pela primeira vez!]
Curiosamente, quando ouvi Feel So Low pela primeira vez, não andava nada em baixo – era Verão, o sol alimentava a boa disposição e o dia-a-dia sorria para momentos bem vividos. Ainda assim, em contraste com a minha disposição, não consegui deixar de ouvir repetidamente esta canção e procurar os restantes sons desta banda britânica.

Tenho por hábito não catalogar bandas por estilo [muito graças aos limitados conhecimentos que tenho desses catálogos], mas chamam-lhe rock progressivo, algo psicadélico ou electrónico e com uns traços de heavy metal. Ora, catalogar Porcupine Tree parece-me ser uma tarefa difícil e o meu catálogo é sentimental, consequentemente, só posso dizer que o estilo desta banda é bom! Bom de se ouvir, bom de se sentir, bom de se partilhar.


Se o tom melancólico é frequente nas [poucas] canções que conheço, a característica singular presente em cada canção leva-me a ouvir Porcupine Tree uma e outra vez – quer me sinta bem, quer não sorria há bastante tempo.

Feel So Low, ainda que não a canção mais melancólica desta banda, será aquela que liberta a tristeza sem recurso a metáforas, alegorias ou qualquer outra figura de estilo.
Aqui, a melancolia é pura, simples e sem rodeios – as palavras acompanham a simplicidade da situação retratada e, com todo o apoio da música, o seu valor é expresso de uma forma que poderá fazer pensar, num ou noutro momento, "aquela canção sou eu".

Sem comentários: