quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vazio meio-cheio?!

Por vezes, sinto-me a vaguear num vazio da música - da música boa.
Com tanta melodia para ouvir, como é possível cair na saudade de ouvir uma canção pela primeira vez e sentir que preenche aquele momento?

A culpa – se é que há necessidade de incriminar alguém ou algo – é da qualidade sedutora de algumas canções. Há canções que, após anos desde a primeira vez que as ouvi, ainda preenchem a minha lista mental de “favoritos”. Assim, vivo longos tempos voluntariamente presa às mesmas canções. E tem sido inconstantemente agradável. Até agora. Pois neste momento, sinto saudades. De música.

Hoje em dia, a complexidade que a música oferece (através de tantos e variados artistas), permite-nos a entrada de inúmeras harmonias na nossa vida – daí o meu lamento.
Porquê?
Será que sou a única que sente este vácuo?
Com tantos mundos para ouvir, porque será que sinto a falta de canções ainda não ouvidas?

Recorrendo a uma terapia agressiva – uma tentativa de escapar à dita culpa –, o meu desamor pelas Estações de Rádio tem vindo a crescer. Todos os dias – casa, trabalho, casa – ouço canções que se adequam ao estado do tempo, que procuram lutar a frustração causada pelos engarrafamentos, que aliviam o final do dia… Óptimo – não fosse a sensação incómoda que deixa. A sensação de que as canções que passam na rádio – mesmo naquelas que se orgulham de não repetir uma única canção em 24 horas – não são senão variações de algo já ouvido ou sentido.

Não tenho como objectivo manifestar contra as Estações de Rádio. Como disse, este meu desamor pelas mesmas é terapia. Lamento, isso sim, a minha saudade de música. De sentir que esta ou aquela nova melodia desvenda um mundo que estava presente mas eu não tinha ainda dado conta.

Assim descubro que estagnei – confortavelmente – em canções que me oferecem o que quer que seja que eu procure; raramente em busca de novas melodias mas dando boas vindas àquelas que surgissem (a ideia de uma agradável surpresa é bem maior que o resultado de uma busca).
Por vezes, há um vazio por onde vagueio. Parece-me que está na hora de preenchê-lo.

gosto da ideia de que terá ido soar para cada cantinho de silêncio :D


Sem comentários: